Notícias

Exposição: "Fotopinturas"

 

COLEÇÃO TITUS REIDL

 


GALERIA ESTAÇÃO

APRESENTA

FOTOPINTURAS – COLEÇÃO TITUS REIDL

 

Abertura: 05 de abril, às 19h – 21 de maio de 2011

A Galeria Estação inaugura “Fotopinturas – Coleção Titus Reidl”, exposição composta por 200 retratos pintados a partir de fotografias – técnica hoje praticamente extinta – que revelam o universo estético do sertanejo nordestino. Com curadoria de Eder Chiodetto, a mostra apresenta parte da coleção do sociólogo Titus Reidl, que reúne cerca de cinco mil imagens adquiridas, em sua maioria, em Juazeiro do Norte (CE) e região.

O recorte curatorial privilegiou o embate entre fotografia e pintura. Segundo o curador, enquanto numa parte das imagens o aspecto fotográfico se mostra visível, em outras a fotografia é completamente ocultada, com os traços fisionômicos chegando ao limite da caricatura. “A soma das imagens, no entanto, tem a capacidade de revelar, além das feições, os sonhos de projeção, de afetividade, de memória, bem como os valores sociais do povo nordestino”, completa Chiodetto.

 

O fim da fotografia analógica e a invenção da fotografia digital e dos softwares de tratamento de imagem provocaram o fim da fotopintura. A técnica – realizada a partir de originais fotográficos, geralmente velhos 3 x 4 reproduzidos sobre os quais são recriados, com tintas e traços bastante característicos, os semblantes das pessoas – permite, por exemplo, reunir, numa mesma imagem, casais ou famílias inteiras que nunca tiveram um retrato juntos.


Nas fotopinturas são características situações como mortos revividos, pessoas vivas e mortas numa mesma foto, retoques de defeitos físicos, ou a inclusão de detalhes que conferem prestígio social aos retratados. São comuns as fotos em que um sertanejo sem recursos aparece vestido como um executivo e as de mulheres solteironas vestidas de noiva. "Como os clientes às vezes pedem para o ‘bonequeiro’ tirar as sombras da fotografia, ocorre que o resultado acaba beirando o hiper-realismo", destaca o colecionador Riedl.


O aclamado fotógrafo inglês Martin Parr, da agência Magnum – reconhecido por seu interesse pela estética duvidosa dos novos-ricos –, após conhecer a coleção de Riedl, há cerca de três anos, se entusiasmou tanto pelas fotopinturas que, em 2010, junto com o sociólogo, que vive no Cariri (CE), realizou uma exposição e um livro sobre os ‘bonequeiros’ do nordeste: Retratos Pintados, na Yossi Milo Gallery de Nova York, que este ano (2011) segue para Los Angeles.


Esta é a segunda vez que a Galeria Estação realiza uma exposição desta técnica. Em 2008, apresentou os trabalhos de Telma Saraiva, fotógrafa que vive no Crato (CE) e que, sem nunca ter cruzado as fronteiras de seu Estado, materializou o sonho de se transformar numa estrela hollywoodiana a partir de uma série de autorretratos e fotopinturas.


Exposição: “Fotopinturas – Coleção Titus Reidl”
Abertura: 05 de abril, às 19h (convidados) - Até 21 de maio de 2011
De segunda a sexta, das 11h às 19h, sábados das 11h às 15h - entrada franca.
Galeria Estação
Rua Ferreira de Araújo, 625 – Pinheiros / Fone: 11.3813-7253

Informações à Imprensa
Marcy Junqueira – Pool de Comunicação
marcy@pooldecomunicacao.com.br / martim@pooldecomunicacao.com.br
Fone: 11.3032-1599

 


 






BANNER

BANNER

BANNER

BANNER

Leilões

Aguardando nova data...


Desenvolvido por Absoluta Internet - Tel. (21) 2513-3735 - leonardo@investarte.com