Notícias

Exposições - "Verve Galeria na SP-Arte 2018"



Luiz Martins - "Origens" - 2017




A Verve Galeria participada edição 2018 da SP-Arte – Feira Internacional de Arte de São Paulo, com obras de Eduardo Garcia, Luiz Martins, Maurício Coutinho e do artista mexicano Hugo Lugo. Adotando como fio condutor as "Manifestações da Matéria" entre os três primeiros artistas, a proposta procura aproximar a pesquisa dos artistas selecionados na investigação - seja através da poética como da técnica - de distintas possibilidades de comunicação, as quais destacam, em primeiro plano, toda a potência da matéria. Para a semana da feira, a Verve Galeria preparou um calendário especial de atividades complementares, iniciando com a vernissage da exposição “Inventário”, individual do artista Eduardo Garcia na galeria durante o Gallery Night, além de visitas guiadas.

No trabalho do artista carioca Eduardo Garcia, através de um sistema fundado na experimentação, é possível identificar as possibilidades poéticas de uma pintura que extrai sua ordem espacial básica das marcas do tempo e dos homens, deixadas sobre paredes e outras superfícies reais ao longo do tempo. Nos dizeres do crítico Fernando Cocchiarale: "Sua discussão revela as duas superfícies fundamentais para a história da pintura – a parede e o quadro - superfícies por excelência do exercício pictórico, que aqui se remetem incessante e circularmente".

Foram também selecionados para a SP-Arte 2018 trabalhos do artista Luiz Martins, que "transforma o suporte em papel em verdadeira pele, superfície carregada de sentido táctil, depósito de memória e significado. Suas intervenções sobre folhas de dicionário, bíblia e tabloides trazem ainda a discussão acerca dos diferentes tempos que se intercalam e se manifestam através da matéria", comentam os galeristas Allann Seabra e Ian Duarte Lucas. Passando pela arte rupestre e ícones indígenas, o artista utiliza símbolos de origem ambígua, sobrepostos ao suporte em papel. Nas palavras do curador Paulo Miyada: "Luiz Martins converge esses símbolos para um mesmo lugar, mantendo-os carregados de um mistério original, no qual partes de narrativas se insinuam como rudimentos da comunicação, da história, da arte e da religião".

Já as esculturas de Maurício Coutinho apresentam, de maneira sintética, passagens e relatos afetivos da vida do artista. Os materiais são tratados com precisão industrial, revelando suas propriedades imanentes ao explorar a abstração dos processos de comunicação. Em uma operação de deslocamento narrativo, de caráter quase confessional, o silêncio dos materiais fala mais alto no trabalho do artista. Nas palavras de Marcelo Campos: "A arte, então, é revelada na medida em que Maurício Coutinho apaga do entorno as possíveis literalidades do relato que os envolve, deixando-as submersas". Sobre esta produção, os galeristas concluem: "Colocados lado a lado, os trabalhos apresentam pontos de contato e contraposição, na investigação dos inúmeros desdobramentos do caráter simbólico, narrativo e temporal da matéria".

Completando o time de artistas do stand, a Verve Galeria apresenta com exclusividade no Brasil o trabalho do artista mexicano Hugo Lugo, conhecido por suas pinturas fotorrealistas que apresentam homens diminutos em cenários surreais. Como define o artista “Meu trabalho elabora dois aspectos fundamentais da natureza humana: a ideia do sujeito como representação e a representação em si. Busco nas entrelinhas dessas investigações formais a possibilidade de um conteúdo que ultrapasse a autorreferencialidade, sugerindo algo mais profundo, mesmo que seja apenas de uma superfície.



SP-Arte 2018 - Verve Galeria
Artistas: Eduardo Garcia, Luiz Martins e Maurício Coutinho e Hugo Lugo.
Direção: Allann Seabra e Ian Duarte Lucas
Abertura: 11 de abril de 2018, quarta-feira, Preview para convidados a partir das 13:00.
Período: 12 a 15 de abril de 2018
Horários: quinta a sábado - 13h às 21h | domingos - 11h às 19h
Local: Pavilhão da Bienal - Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº - Parque Ibirapuera, portão 3 - São Paulo/SP
Ingressos: Inteira, R$45,00 / Meia-entrada (estudantes, portadores de deficiência, idosos e Vale-Cultura) / Crianças de até 10 anos não pagam entrada





BANNER

BANNER

BANNER

BANNER

Leilões

Aguardando nova data...


Desenvolvido por Absoluta Internet - Tel. (21) 2513-3735 - leonardo@investarte.com