Notícias

Exposição - "Índios Caiapós" Rodrigo Petrella



fotos: Rodrigo Petrella



A PARALELO Gallery, em sua exposição inaugural, apresenta “Índios Caiapós” mostra individual do fotógrafo Rodrigo Petrella que utilizou a obra do pintor Albert Eckhout como referencia ao retratar tanto a população como a paisagem do nordeste do País no período do Brasil Colônia. As 11 fotografias em grande formato representam um recorte de um projeto maior - “Guardiões da Floresta” – que vem sendo desenvolvido pelo artista, a mais de 10 anos, na região da Amazônia, sendo exibido em outros países, como Estados Unidos e na China.

A concepção de Rodrigo Petrella para o trabalho em exibição baseia-se na cooperação entre fotografo e personagem, onde o Índio Caiapó participa da construção da foto, de onde resultam imagens artísticas onde os traços da cultura indígena são recuperados, ao mesmo tempo  em que se apropria de uma estética baseada na pintura clássica.

Para o curador catalão Amador Grinyo, as fotografias de Petrella “oferecem uma visão admirável e realista dos moradores da Amazônia, e sem pretensões documentais ou antropológicas, mostram um mundo paralelo a nossa realidade”. Ainda segundo o curador, em tempos em que as comunidades indígenas sofrem com a perda de seus territórios para as grandes empresas capitalistas, o trabalho do artista gera uma visibilidade inesperada para a realidade desses povos.

Impressas em jato mineral em papel 100% algodão adesivadas em alcobond, seguindo o padrão internacional de museologia, as fotografias de Rodrigo Petrella retratam o índio sem estereótipos, mas determinado a manter sua identidade em uma sociedade onde ainda procura onde e como se posicionar.


A Galeria

A PARALELO Gallery é um projeto conjunto das marchandes Andrea Rehder e Flavia Marujo que, após anos de atuação no segmento de arte, decidiram-se por abria seu espaço como meio de expandir sua atuação no meio artístico. Configurando-se como um novo espaço cultural, e pretendendo ser um recurso tanto para novos artistas quanto para nomes já estabelecidos no mercado, a Paralelo Gallery se apresenta como um convite ao público para que apreciem um acervo original de Arte Contemporânea.


O Artista

Rodrigo Petrella (1972, São Paulo) – Bacharel em Administração de Empresas pela USP, torna-se fotografo profissional em 1994. Muda-se para Nova York, onde atua no segmento de editoriais de Moda com trabalhos em revistas e jornais internacionais, com modelos famosas e personalidades do mundo artístico. Retorna ao Brasil em 2001 com dois objetivos principais: explorar os símbolos e imagens do inconsciente e registrar, através da fotografia, a vida das comunidades indígenas na Amazônia. A partir de 2003, o artista mantém uma parceria com a COIAB (Coordenação e Organização Indígena da Amazônia Brasileira) e seu trabalho abrange vários grupos indígenas na Amazônia (Parintintin, Tenharin, Pirahã e Mura), Rondônia (Gavião, Cinta Larga e Suruí), Acre (Ashaninka, Kashinawá, kulina Mandijá e Shanenawa), Mato Grosso (Nambikwara do Campo, Mamaindê, Enawene-nawê, Parici, Erikbaktsa e kuikuro) e Pará (Kayapó).


Exposições Selecionadas:

2010 “Ultréia e Suséia “. Exposição do caminho se Santiago, no Museu de Leon, França
2009 “Ultréia e Suséia” . Exposição do caminho de Santiago, na CAB em Burgos, Espanha.
2009 ”Guardians of the Forest”. Exposição no Museu Imperial  de Pequim, China.
2008 “Guardians of the Forest”. Exibição exclusiva no NMAI ( National Museum of the American Indian - Museu do Índio Americano), New York, USA. (As fotografias fazem parte do acervo permanente do museu).
2008 “Itinerarium  The Saint James Way”. Uma visão artística de Santiago de Compostela exibidas por fotógrafos brasileiros e espanhóis, encomendada pelo governo de Castile e Léon – Espanha/França.
2007 “Céu”. Museu Bispo do Rosário, Rio de Janeiro. (As fotografias fazem parte do acervo permanente do museu).
2006 “Viva cultura viva do povo brasileiro”. Museu Afro-Brasileiro, São Paulo.



"Índios Caiapós" Rodrigo Petrella
Curador/texto: Amador Grinyo
Coordenação: Andrea Rehder e Flavia Marujo
Local: Paralelo Gallery - Rua Arthur de Azevedo, 986 – Pinheiros
Tel.: (11)2495-6876
Abertura: 08 de Dezembro – quarta-feira - às 18 h.
Período: de 09 de Dezembro de 2010 até 5 de Fevereiro de 2011.
Horário: 2a a 6ª feira, das 10 às 19h - Sábado, das 11 às 15h.
Técnica: fotografia - jato mineral em papel 100% algodão




www.paralelogallery.com.br


BANNER

BANNER

BANNER

BANNER

Leilões

Aguardando nova data...


Desenvolvido por Absoluta Internet - Tel. (21) 2513-3735 - leonardo@investarte.com