Notícias

Exposição: "Arte Horizonte"

 

 


 

A AM Galeria Horizonte abre a exposição coletiva, Arte Horizonte, mostra direcionada à arte bidimensional, contendo obras em telas e papeis. Para essa exposição, com curadoria de Ângela Martins, foram selecionados trabalhos de oito artistas, que trabalham noções de espaço e profundidade através de cores e contrastes, com temas variados, que vão de formas geométricas e representações mais realistas ao abstrato. Abertura 05 de julho.

Exposição - Arte Horizonte – Ana Pinheiro, Leonora Weissmann, Luiz Aquila, Paulo Queiroz, Ricardo Homem, Roberto Mícoli, Rolf Behm e Suely Cauduro
Curadoria - Ângela Martins
Local - AM Galeria Horizonte – www.galeriahorizonte.com.br
Rua Estados Unidos, 273, Jardim Paulista - Tel.: (11) 3044-1057
Período - 05 a 30 de julho de 2011
Horário - 2a a 6a feira, das 10h às 19h, sábado, das 10h às 13h
No. de obras - 55
Técnica - pintura sobre tela e pintura sobre papel
Dimensão - 15 x 21cm a 140 x 420cm
Preço - R$ 1.500,00 a R$ 45.000,00

 

A AM Galeria Horizonte abre no dia 05 de julho a exposição coletiva Arte Horizonte, com curadoria de Ângela Martins. A mostra conta com obras de artistas da galeria que trabalham com arte bidimensional, exibindo pinturas sobre tela e papel.

A exposição traz trabalhos que seguem linhas distintas, que vão das formas geométricas e representações mais próximas do real ao abstrato. Para essa mostra foram selecionados trabalhos bidimensionais, onde a imaginação é crucial para que se rompa com as restrições de dimensão. É a bidimensionalidade e o infinito, características da própria linha do horizonte, que guiam essa exposição.

Embora não tenham profundidade tangível, como ocorre no caso das artes tridimensionais, nas obras de Arte Horizonte encontram-se noções de espaço e texturas trabalhadas através das cores e de contrastes, que podem também transmitir temperaturas, ruídos e uma infinidade de outras sensações sinestésicas.

Assim como as temáticas desenvolvidas nas obras em exibição, a origem dos artistas também é bastante diversificada, com representantes de Minas Gerais (Ricardo Homem e Leonora Weissmann), Rio de Janeiro (Luiz Áquila), São Paulo (Suely Cauduro, Roberto Mícoli e Ana Pinheiro), Ceará (Paulo Queiroz) e Alemanha (Rolf Behm).


Os Artistas

 

Ana Pinheiro
Aquarelista, bacharel em Filosofia, Linguística e História pela USP, iniciou no circuito de exposições em 2004, ano em que começa acompanhar projetos com os também artistas Albano Afonso e Sandra Cinto. Já expôs individualmente e em coletivas em diversas ocasiões no Estado de São Paulo.

Leonora Weissmann
Nascida em Belo Horizonte em 1982, possui formação acadêmica em Pintura e Gravura pela Escola de Belas Artes da UFMG, onde atualmente cursa pós-graduação. Já participou de diversas exposições coletivas e individuais, nacionais e internacionais. Dentre as premiações que recebeu, destaca-se a última, concedida pela Fiat Mostra Brasil 2007, com exposição paralela à Bienal de São Paulo.

Luiz Aquila
Nascido no Rio de Janeiro em 1943, é chamado de “Pai da geração 80”. Foi um dos fundadores da Universidade de Brasília, junto com Anísio Teixeira, Darcy Ribeiro e Oscar Niemeyer. Além de professor, sempre atuou como artista plástico, produzindo pinturas, desenhos e gravuras. Já teve mostras em instituições de renome nacionais, como MASP, MAM/RJ e Bienal Internacional de São Paulo, e internacionais, como a Bienal de Veneza.

Paulo Queiroz
Pupilo de Osmar Pinheiro e Antonio Peticov, está inserido nos principais circuitos de exposição do Brasil e do exterior. Participa de diversas exposições, como Palais de Glace, em Buenos Aires (2001) e no ARCO Madrid – Espanha, Galeria Thomas Cohn, SP, entre outras.

Ricardo Homem
Nascido em 1961, cursou Artes Plásticas na Escola Guinard, em Belo Horizonte. Já expôs suas obras em todas as regiões do Brasil, em cidades como Belém do Pará, Goiânia, Recife, Belo Horizonte, Salvador, Juiz de Fora, Curitiba, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, São Paulo, Tubarão e Governador Valadares.

Roberto Mícoli
Artista plástico, pintor e desenhista autodidata, influenciado pelos trabalhos de Antonio Peticov, Tomoshige Kusuno, Mira Schendel e Antonio Dias. Em 1983, participa do Projeto Jacaré, atividades de pintura e performance nas ruas de São Paulo. Em 1978, trabalha na Oficina de Artes para Crianças na Casa de Cultura de Valinhos. Em 1979, expõe desenhos na Galeria Funarte, no Rio de Janeiro e em 1994, objetos no Museu de Arte Moderna – MAM/SP.

Rolf Behm
Formou-se em Artes Plásticas em 1977 com Markus Luepertz na academia das artes plásticas. Desde 1976 participa de exposições individuais em galerias e instituições nacionais e internacionais em Berlim, Munique, Karlsruhe, Paris, Nova York e Viena. No Brasil, participou de exposições individuais em 1998, no Paço Imperial e no Estúdio Guanabara, no Rio de Janeiro (RJ), por exemplo. Atualmente vive e trabalha no Rio de Janeiro e em Berlim.

Suely Cauduro
Nascida em São Paulo, é artista plástica com cursos de especialização em gravura e aquarela. Já participou de exposições individuais e coletivas pelo Brasil e no exterior, em países como Chile, França, México e Hungria. Desenvolve seu trabalho como artista plástica em seu ateliê, pesquisando e trabalhando na busca constante de uma linguagem pessoal e contemporânea.

 

 

 


 






BANNER

BANNER

BANNER

BANNER

Leilões

Aguardando nova data...


Desenvolvido por Absoluta Internet - Tel. (21) 2513-3735 - leonardo@investarte.com