Notícias

Exposição: "Duas Pátrias" - Armando Perez

 

 


 


A Galeria Impar abre a mostra de pinturas Duas Pátrias do espanhol Armando Perez. A exibição retoma os caminhos deste imigrante, que viveu a Guerra Civil Espanhola, e, aos 23 anos, resolveu respirar novos ares no Brasil. Seus trabalhos, em acrílico sobre MDF, madeira e azulejo retratam imagens que evidenciam seu carinho pelos dois países e servem como uma forma de homenageá-los. Com curadoria de Dedéia Meirelles, a exposição Duas Pátrias revela um espanhol paulistano, que viu na arte um meio de nos contar sua história. Abertura 03 de maio.

Exposição Armando Perez – Duas Pátrias
Curadoria Dedéia Meirelles
Local Galeria IMPAR – www.galeriaimpar.com.br
Rua Mourato Coelho, 1017 – Vila Madalena, SP
Tel.: (11) 2645.4480
Abertura 03 de maio – terça-feira
Período 04 de maio a 18 de junho de 2011
Horário 2ª a 6ª feira, das 10 às 19h
Nº de obras 30
Técnica Acrílico sobre madeira, MDF e azulejo
Dimensão 60 x 60 cm a 129 x 100 cm
Preço R$ 4.500,00 a R$ 15.000,00

Ass. Imprensa Balady Comunicação - Silvia Balady/ Bruno Palma
Tel.: (11) 3814.3382 – contato@balady.com.br

Espanhol radicado no Brasil, o artista plástico Armando Perez abre na Galeria Impar a exposição Duas Pátrias, com uma seleção de 30 pinturas nas quais percorre as lembranças de sua vida dividida entre Espanha e Brasil. Sob a curadoria de Dedéia Meirelles, a primeira mostra individual do artista homenageia os dois países utilizando-se tanto da técnica acrílica sobre MDF, madeira e azulejo.

A exibição trata, sobretudo, das lembranças de Perez da Espanha, país que deixou há 57 anos, e de São Paulo, cidade que o acolheu e onde vive até hoje. É possível perceber que as obras do artista, que trabalhou durante muitos anos no segmento de arquitetura em São Paulo, desvendam sua atração singular pelas formas das construções da capital paulista, além do apego pelas memórias de sua juventude em sua terra natal. Imortaliza através de pinceladas o cotidiano da região central com seus bondinhos e cafés, ao mesmo tempo em que resgata da lembrança cenas de touradas.

Armando Perez expressa ainda em seu trabalho interesse pelas origens do Brasil, em personagens como índios e bandeirantes, além de embarcações simplórias. Também presentes na exposição, figuras religiosas retratadas por ele conectam as origens da fé brasileira com suas próprias raízes, já que seu primeiro trabalho artístico foi feito no interior de uma capela ainda na Espanha.

Em Duas Pátrias o artista autodidata ora opta por um colorido ensolarado, ora adota temas monocromáticos de forte contraste. Utilizando acrílico sobre MDF, madeira e azulejo, Armando Perez demonstra um poder de criação absolutamente intato.

O Artista

Natural de Madri, Armando Perez iniciou sua trajetória artística ainda jovem, retratando amigos de seu pai quando o acompanhava a bares. Autodidata, considera como sendo seu primeiro trabalho uma pintura feita no interior de uma capela. Aos 23 anos de idade deixa a Espanha devido à guerra civil e se muda para São Paulo, onde trabalha durante muitos anos com projetos arquitetônicos, mas sempre mantendo seu trabalho artístico em paralelo.

Entre o final dos anos 90 e o início do novo milênio Armando Perez decide dedicar-se unicamente à pintura. Participa de inúmeras mostras coletivas, sendo premiado no Salón Internacional MCA de 2010, em Cannes. Sua primeira exposição individual em galeria, Duas Pátrias apresenta 30 obras em tinta acrílica sobre MDF, madeira e azulejo nas quais homenageia Espanha e Brasil.


 






BANNER

BANNER

BANNER

BANNER

Leilões

Aguardando nova data...


Desenvolvido por Absoluta Internet - Tel. (21) 2513-3735 - leonardo@investarte.com