Notícias

Exposição - "Exercícios para perder de vista" Letícia Lampert



Letícia Lampert - Estudos para Tons de Cinza #4
150 x 100cm - Fotografia | Impressão de pigmento mineral sobre papel Matt Fibre Hahnemuhle - 2013




A Galeria de Arte Mamute convida para a abertura da exposição "Exercícios para perder de vista", individual da artista representada Letícia Lampert, dia 10 de maio, 19h30. Com produção desenvolvida principalmente através da fotografia, Letícia teve seu trabalho reconhecido no Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger, na categoria Trabalhos de Inovação e Experimentação, no III Prêmio Itamaraty de Arte Contemporânea, e recebeu na categoria Fotografia, o Prêmio Açorianos de Artes Plásticas do RS.

A exposição "Exercícios para perder de vista", de Letícia Lampert, reúne diferentes obras em fotografia. Os trabalhos, produzidos entre 2015 e 2017, colocam em diálogo paisagens urbanas e naturais, capturadas em diferentes lugares. Nas obras expostas, que também podem ser entendidas como uma parte de um projeto que vem se desdobrando ao longo de sua trajetória, a paleta de cores de Letícia centra-se, sobretudo, nas variações entre brancos, beges e cinzas de paisagens mergulhadas na névoa.

Nos últimos anos, a artista tem se dedicado a pensar sobre a relação do ver com a paisagem e com o outro. A ideia de que "ver é sempre à distância", ou seja, algo impalpável, permeia as obras aqui apresentadas. Ao registrar precisamente a névoa que cobre tais paisagens, Letícia aproxima o espectador dessa distância, tornando-a sutilmente palpável por meio de uma gradação de cores mínimas e delicadas. Intercalando a paisagem com blocos de cor que brincam com nosso olhar sobre a veracidade e a verossimilhança dos tons, daquilo que é possível ver em meio a quase nada, as imagens de "Exercícios para perder de vista" jogam com a percepção do público, convidando-o à contemplação e à reflexão sobre o mundo que nos rodeia. Nestas obras, pela composição e pelo silêncio das imagens, o matiz mais mínimo adquire o seu máximo.

Parte das fotografias apresentadas nesta exposição são parte do resultado de uma bolsa de residência oferecida pelo Swatch Art Peace Hotel, em Xangai. Em 2015, Letícia passou 6 meses na cidade chinesa desenvolvendo sua pesquisa em fotografia.

Luísa Kiefer
Curadora da mostra




"Exercícios para perder de vista" Letícia Lampert
Abertura: 10 de maio, 19h30
Local: Galeria Mamute - Rua Caldas Júnior, 375 - Centro Histórico - Porto Alegre - RS
Período: 11 de maio a 18 de agosto de 2017
Horários: terça a sexta, das 13h às 18h | sábados, das 11h às 16h
Informações: (51) 3286-2615
contato@galeriamamute.com.br





BANNER

BANNER



BANNER

BANNER

Leilões

Aguardando nova data...


Desenvolvido por Absoluta Internet - Tel. (21) 2513-3735 - leonardo@investarte.com