Notícias

Exposição - "EARTH-LOVE - Dois Universos" Isamu Kojima e Sumiko Araki






Earth-Love, Dois Universos, inaugura em 06 de outubro 2011, obras de Isamu KOJIMA e Sumiko ARAKI, artistas japoneses no JOH MABE Espaço Arte & Cultura.

Kojima com a série EARTH, tema símbolo eterno de suas criações e Araki com LOVE, obras que compõe com couro e linho. Ambos nasceram em Fukuoka, Japão e se formaram no Fukuoka Gakugei University na década de 1960. São ex-colegas de classe e se tornaram grandes amigos desde então. Kojima conhece o Brasil desde a década de 1970, tendo participado até da XIII Bienal de São Paulo. Araki vem pela primeira vez ao Brasil.

Cada qual, através de técnicas distintas buscam no resultado de suas obras o uso consciente do material e o não desperdício do recurso disponível, aliás ensinamento que é peculiar da cultura japonesa.

A exposição composta por 35 obras no total. Araki tem os trabalhos em dimensões maiores, painéis com o suporte transparente do linho, destacando a aplicação do couro em formas, ora irregulares, ora figurativas compondo poesias oníricas. A destreza, a precisão e o resultado mostram o quanto o tempo é testemunho de tamanha disciplina. Nas obras de Kojima podemos dizer que quanto mais o suporte é explorado, o resultado é surpreendentemente gratificante, criando espaços vazios, possibilitando ou não a inserção do meio, uma terceira cor, a cor do reflexo oculto.

A dicotomia entre fundo e forma orquestra a dinâmica das técnicas mistas de Sumiko Araki que, não raro, saem do plano para a tridimensionalidade. Sua obra é mais pletórica, orquestral, enquanto que a de Kojima é uma música de câmara.” (Prof. Enock Sacramento)

I combine leather and hemp cloth (mosquito net) for my works, because I'd like to send a message through these materials that even seemingly incompatible matters originate from the only one source.
The energy of love lies beneath all themes of my works. my cherished belief is that love is the answer to all difficulties. Hoping to see the peaceful future of our world, I've been pursuing the form of truth which resides in the invisible realm.
” (Sumiko Araki)

Em minhas obras procuro reproduzir o que testemunho cada dia de minha vida. Através do papel japonês que tenho como suporte principal consigo representar as cores vibrantes do céu, da brisa suave, do perfume das flores, da fúria da água e do vento, enfim, da Natureza que nos dá e nos suprime na mesma proporção, a alegria de viver.” (Isamu Kojima)



» Clique aqui e leia na integra o Texto Crítico de Enock Sacramento (Membro da Associação Internacional de Críticos de Arte)


"EARTH-LOVE - Dois Universos" Isamu Kojima e Sumiko Araki
CURADORIA JOH MABE
TEXTO ENOCK SACRAMENTO
PRODUÇÃO ELY IUTAKA
LOCAL JOH MABE Espaço Arte & Cultura
Av. Brigº. Luis Antônio, 4225 Jd. Paulista-SP
Tel. 11 / 3885-7140 ou 3884-1277
ABERTURA 6 de outubro – quinta-feira – das 19 às 23 horas
PERÍODO 7 a 29 de outubro de 2011
HORÁRIO 2ª a 6ª das 10 às 18 horas
Sábado das 10 às 15 horas
* Fecha no feriado 12/10/2011





BANNER

BANNER

BANNER

BANNER

Leilões

Aguardando nova data...


Desenvolvido por Absoluta Internet - Tel. (21) 2513-3735 - leonardo@investarte.com