Notícias

Exposição - "Recortes de uma coleção – Oswaldo Corrêa da Costa"



Cildo Meireles - Zero Dolar - 1978-84
litografia offset sobre papel
6,5 x 15,5cm. cada




RECORTES DE UMA COLEÇÃO – OSWALDO CORRÊA DA COSTA



Conhecer o singular olhar de um colecionador por meio de 50 obras, sendo 38 obtidas diretamente nos ateliês dos artistas, é o que propõe “Recortes de uma coleção”, ao apresentar parte do acervo de Oswaldo Corrêa da Costa, na Ricardo Camargo Galeria. Os trabalhos reunidos na exposição, parte dos quais inéditos no mercado e para o público,  pertencem a nomes consagrados da celebrada geração 80.

Surpreendem as 13 obras de Leonilson realizadas de 1983 a 1988, entre as quais se destaca uma pintura sobre lenço do próprio artista com carta de amor abrigada em um coração. Instigantes ainda são as seis telas de Beatriz Milhazes, anteriores aos seus arabescos pictóricos, uma das quais inspirada na ópera Aída e premiada no Salão Nacional de Artes Plásticas do MAM - RJ em 1984.

O preciso vislumbre de Oswaldo Corrêa da Costa do que viria a ser a poderosa arte contemporânea brasileira revela-se ainda nas obras de Tunga, um desenho sobre papel de algodão em homenagem ao compositor Carlo Gesualdo e uma de suas famosas tranças em fios de chumbo; nas vigorosas peças sem título (caravela), e Casal armado se beijando, ambas de 1987, de Sergio Romagnolo; em dois trabalhos de Leda Catunda, em que a artista já aliava texturas e superfícies de materiais industrializados a técnicas artesanais; nas duas grandes telas de Luiz Zerbini, uma das quais presentes na Bienal Internacional de São Paulo de 1987; e nas obras de Emanuel Nassar, Iran Espírito Santo, entre outras.

Ainda que a coleção seja focada na década de 80, há obras de outros períodos, como pontua a exposição por meio dos trabalhos de Rubens Gerchman, Índio (1975, de Nuno Ramos, Relevo (1995), e de Edgard de Souza, Gota (1996).

Este formato de exibir recortes de coleções foi concebido pelo galerista Ricardo Camargo e pelo colecionador Bruno Musatti cujo envolvimento direto com artistas e o apreço pelas coleções pautam este projeto. “Recortes de uma coleção” é a terceira de uma série que já apresentou na Ricardo Camargo Galeria a coleção do próprio Musatti e outra que reunia segmentos de várias. “Todas as coleções passam por reestruturações, então, com estes recortes propomos, sobretudo, ressaltar a visão do colecionador, mesmo que ele tenha que ceder mais obras do que estava disposto, para mostrar ao público, além de um conjunto representativo e praticamente inédito, um particular processo de colecionar obras de arte”, explica a dupla responsável pela série.



Recortes de uma coleção – Oswaldo Corrêa da Costa
Período: até 22 de outubro de 2011 - de segunda a sexta das 10h às 19h - sábado das 10h às 14h
Local: Ricardo Camargo Galeria - Rua Frei Galvão 121 - São Paulo
Contato: (11) 3031-3879 / 3819-0277




www.rcamargoarte.com.br


BANNER

BANNER

BANNER

BANNER

Leilões

Aguardando nova data...


Desenvolvido por Absoluta Internet - Tel. (21) 2513-3735 - leonardo@investarte.com