Notícias

Exposição - "Maria, mãe" Bel Miller



Imagem: divulgação




O Museu de Arte Sacra de São PauloMAS-SP inaugura "Maria, mãe", da artista plástica Bel Miller. A exposição contempla 20 esculturas em gesso e técnica mista – como colagem, desenho e pintura -, as quais apresentam o universo de todas as mulheres, representadas em uma só: Maria e sua presença como mãe. Com tais imagens carregadas de significados e simbologias, a artista busca despertar sentimentos no espectador, evocando emoções, elementos e referências que compõem este peculiar mundo feminino.

Nesta nova mostra temporária do MAS-SP, Bel Miller utiliza como suporte esculturas de Nossa Senhora, todas em um mesmo formato, sobre as quais desenvolve sua linguagem pictórica, inteiramente dedicada ao universo feminino. “E ela (a mulher) aparece das mais diversas formas dentro de um princípio que mescla raças, referências a quadros célebres da história da arte e justaposições que provêm de um imaginário no qual o importante está, em igual parâmetro, naquilo que se diz e na maneira de expressar esse conteúdo visual”, comenta o crítico de arte Oscar D’Ambrosio. Sobre o trabalho da artista, o diretor do MAS-SP José Carlos Marçal de Barros diz: “Uma mistura de texturas, cores e técnicas agradável de ser vista, aplicadas sempre sobre uma mesma forma, remetem ao sacro e à arte popular ao mesmo tempo”.

Inspirada em uma mulher – Maria, mãe e princípio de tudo -, Bel Miller utiliza colagem e outras técnicas para criar suas peças, repletas de combinações, fundos e camadas, as quais contam histórias únicas e que não se repetem. Nos dizeres da artista: “As mulheres são o princípio, o meio e o fim de tudo. Há meninas, rainhas, santas, pobres, ricas, dominadoras, submissas, grávidas, sexy e, até mesmo, as que permanecem numa caixa de recortes, na prateleira do estúdio, à espera da chance de saltar para uma tela”. Em cada obra, observamos o estilo de suas pinceladas, a ambientação de cores em contraste de leveza e peso, a inserção de contornos e elementos que perfazem um contexto provocador. Assim, cada composição nos leva a refletir sobre tais mulheres, quem são, quais suas origens, o que fazem e o que pretendem despertar em nós.

Em uma produção de pequeno porte, cada peça pode levar até dois meses para ser finalizada. “Acredito que fui escolhida para esse trabalho. Me emociono quando falo dele e do processo criativo que enfrentei. Normalmente começo trabalhando a base, mesmo antes de ter escolhido a figura central da obra. Outras vezes, ocorre o contrário. Encontro uma figura, (como no caso da escultura de Maria) e acho que ela tem potencial e logo começa a surgir outros elementos e a composição vai se formando. Esse é o encantamento da colagem! Tudo é possível!”, conclui Bel Miller.



"Maria, mãe" Bel Miller
Abertura: 06 de outubro de 2018, sábado, às 11h
Período: 07 de outubro a 25 de novembro de 2018
Local: Sala MAS - Metrô Tiradentes | Estação Tiradentes do Metrô - São Paulo - SP
Horários: terça a domingo - 9h às 17h
Informações: (11) 3326-5393 (agendamento/educativo para visitas guiadas)
Ingresso: Grátis para os usuários do Metrô





BANNER

BANNER

BANNER

BANNER

Leilões

Aguardando nova data...


Desenvolvido por Absoluta Internet - Tel. (21) 2513-3735 - leonardo@investarte.com