Notícias

Exposição - "Panorama Arte BH"



crédito fotos: não informado




Galeria da Câmara Municipal recebe exposição Panorama Arte BH
Diversidade e riqueza da pintura no cenário da arte na capital
em mostra coletiva de artistas mineiros



Dez artistas mineiros assinam as obras que compõem a nova exposição da Galeria Guimarães Rosa da Câmara Municipal de Belo HorizontePanorama Arte BH. A mostra apresenta 19 trabalhos de pintura em técnicas e formatos variados dos artistas plásticos Adão Rodrigues, Selma Weissmann, Mauro Silper, Iara Abreu, Hogenério, Abreuvalle, Luiz Pêgo, Rosana Mendes Campos, Graça Malveira e Ronaldo Mendes. A exposição ficará em cartaz até 24 de setembro, a entrada é franca.

Com foco na liberdade expressiva e sem a pretensão de restringir o universo das artes plásticas belo-horizontinas neste panorama, a exposição reúne nomes que se consolidaram no cenário artístico da cidade utilizando a pintura como meio principal de sua expressão individual. Alguns deles como Selma Weissmann, Adão Rodrigues e Mauro Silper são contemporâneos de uma geração, outros como Abreuvalle e Luiz Pêgo, têm trajetórias mais recentes, e igualmente relevantes e também, Hogenério, o pop artista plástico que está completando em 2010, 30 anos de carreira.

Cristina Fonseca, coordenadora da exposição, afirma que a diversidade de concepções, estilos e técnicas proporcionou o encontro de artistas cujas obras trazem diferentes linguagens e aspectos estéticos, mas com um interessante diálogo entre si. Além disso, as obras definem um olhar plural sobre a prática artística recente, no campo que abrange a pintura.

Ela acrescenta que a multiplicidade da produção plástica permeia toda a exposição com trabalhos que distendem a figuração e alcançam o universo da abstração. A peculiaridade da criação individual, no uso de formas e cores com ritmo e expressão próprios, sem a necessidade de se ater a um tema específico que regesse toda a exposição, reafirma a marca pictórica de cada artista participante.

O artista e publicitário Adão Rodrigues desenvolve em sua pintura a temática popular visando à preservação do patrimônio cultural. “Quero sempre contar a história de meu povo de tal maneira que as pessoas vejam um pouco além da dureza dos concretos que cercam os grandes centros urbanos”, explica ele.   Espadas Brancas, obra que estará exposta, representa bem o anseio do artista.  Hogenério apresenta uma abordagem distinta com grande influência da pop art. Lúdicos e coloridos, seus trabalhos resgatam e homenageiam os heróis das estórias em quadrinhos. Ainda mais diverso, Mauro Silper apresenta obras abstratas nas quais o domínio das composições e o rico uso das cores criam formas que se perdem no imaginário de quem as observa. Abreuvalle transfere para a tela sua experiência como escultor, utilizando a geometria com inspiração.

A professora de arte e pintora Selma Weissmann retrata a marcante figura feminina envolta em atmosfera onírica, de enlevo e mistério. Objetos, frutos e flores compõem as luminosas telas de Graça Malveira. Iara Abreu mostra em sua Série Aspectos Urbanos, a dinâmica e o cotidiano citadino e seus contrastes. Temática também abordada delicadamente por Rosana Campos quando representa os aglomerados e morros que circundam as cidades. Já Luiz Pêgo retrata na obra São Francisco a religiosidade como influente característica em sua pintura. Religiosidade também presente, de forma pontual, na exuberante arte naif de Ronaldo Mendes.



"Panorama Arte BH"
Local: Galeria Guimarães Rosa na Câmara Municipal de BH - Avenida dos Andradas, 3100 – Santa Efigênia
Abertura: 14 de setembro de 2010 às 20h
Período: 14 a 24 de setembro de 2010
Visitação: segunda a sexta-feira, das 8 às 19h
Informações: (31) 3555-1122 / 3225-7998 / 8852-4919





BANNER

BANNER

BANNER

BANNER

Leilões

Aguardando nova data...


Desenvolvido por Absoluta Internet - Tel. (21) 2513-3735 - leonardo@investarte.com