Notícias

Exposição - "Sobre Papel" Mário Zavagli e Amílcar de Castro



crédito telas: Amílcar de Castro - sem título - 1990/2002 – litogravura – sem dimensão




Com uma nova forma de pensar seu espaço, a Galeria Horizonte abre duas exposições individuais com a mesma temática e sob o mesmo título: Sobre Papel. A mostra traz obras nas quais os artistas Amílcar de Castro e Mário Zavagli, ambos mineiros, fazem uso do suporte papel.

Mário Zavagli exibe 10 aquarelas inspiradas no trabalho do austríaco Thomas Ender, tanto no conceito quanto na técnica utilizada. Essas obras de Zavagli tem como tema central a paisagem serrana mineira, com sua estonteante riqueza mineral e de vegetação.

A exposição apresenta ainda 10 livros inéditos com 11 litogravuras de Amílcar de Castro. Ao lado dos livros foi feita uma seleção, com curadoria de Thais Helt do atelier Oficina 5, com as 30 melhores litos de uma produção de 500, todas inéditas no circuito cultural de São Paulo. Esses trabalhos estarão expostos na galeria.

Sobre Papel tem como objetivo expor essa espécie de homenagem de Mário Zavagli a Thomas Ender e outros pintores viajantes que retrataram paisagens brasileiras nos séculos passados e também o de destacar a atividade de gravurista de Amílcar de Castro, a menos conhecida dentre as que desempenhou ao longo de sua carreira artística.

A mostra prova que um mesmo suporte pode carregar uma série de diferentes linguagens, que, por sua vez, provocam diferentes sensações. O que torna isso ainda mais evidente são os extremos apresentados na exposição, tendo de um lado a suavidade de cores e sutilezas de luz das aquarelas de Zavagli, e do outro os traços ríspidos das obras de Amílcar, nas quais o negro é sempre o elemento principal.


Os Artistas

Mário Zavagli
Nascido em Guaxupé em 1965, Mário Zavagli é pintor, desenhista, gravador e professor adjunto da Escola de Belas Artes da UFMG. Realizou 30 exposições individuais e participou de mais de duas centenas de mostras coletivas em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Espírito Santo, Goiás, Sergipe e Distrito Federal, no Brasil, e também na Alemanha, Argentina, Áustria, Espanha, França, Portugal, Grécia e Bulgária.

Amílcar de Castro
Amílcar de Castro nasceu em 1920 em Paraísopolis, MG, e faleceu em 2002 em Belo Horizonte, MG. Um dos fundadores do movimento neoconcretista brasileiro, atuou como escultor, desenhista e gravador, já tendo exposto em diversas cidades do Brasil e também no exterior, em países como Estados Unidos, Argentina, Suíça, Espanha, Japão, Inglaterra e México. Diagramou livros, revistas e jornais e participou da reforma gráfica do Jornal do Brasil entre 1957 e 1959.



Exposição: Sobre Papel – Mário Zavagli e Amílcar de Castro
Curadoria: Angela Martins
Textos: Ângelo Oswaldo de Araújo Santos e Vanda Pignataro
Local: AM Galeria Horizonte - Rua Estados Unidos, 273, Jardim Paulista
Contato: (11) 3044-1057
Período: até 03 de setembro de 2011
Horário: 2a a 6a feira, das 10h às 19h, sábado, das 10h às 14h




www.galeriahorizonte.com.br


BANNER

BANNER

BANNER

BANNER

Leilões

Aguardando nova data...


Desenvolvido por Absoluta Internet - Tel. (21) 2513-3735 - leonardo@investarte.com