Notícias

Exposição Coletiva - "Uma coisa são duas"



Andréa Câmara- "Modos de ver" – 2011
Transparência fotográfica em caixa
retroiluminada sobrebase de madeira
50 x 33 x 33cm




A Galeria Impar abre a coletiva "Uma coisa são duas", primeira de um série três exposições a serem realizadas em parceria com o Grupo de Estudos e Criação em Fotografia, coordenado pelo curador Eder Chiodetto. A mostra traz trabalhos fotográficos de 17 artistas: Alice Grou, Andréa Camara, Carlos Dadoorian, Fernanda Zgouridi, Gabriela Oliveira, Gordana Manic, Helô Mello, Jacqueline Schein, Jussara Magnani, Letícia Ranzani, Li Cotait, Lina Bandiera, Marilde Stropp, Maura Bresil, Rama de Oliveira, Salete Goldfinger e Vivian Lembo.

O conceito da exposição é fundamentado por um depoimento de Carlos Drummond de Andrade sobre uma exibição de fotografias de Alécio de Andrade: “Olha, descobre este segredo: uma coisa são duas — ela mesma e sua imagem. (…) A imagem é um ser vivo, como os demais seres. E quer penetrar em teu espírito, habitá-lo como hóspede afectuoso. (…) Não pode haver melhor uso da fotografia do que este de alimentar-nos da porção perdida de nossa alma.” Eder Chiodetto desenvolve, afirmando que a exposição “investiga a natureza da fotografia como uma linguagem que produz duplicidades do mundo visível. Quando uma representação é gerada a partir de um referente concreto, a depender da intenção do artista, ela pode se transfigurar e ganhar novas formas e propiciar leituras livres que se descolam do objeto ou da situação que originou a imagem.”

Os trabalhos apresentados em Uma coisa são duas foram feitos especialmente para a mostra. Entre eles estão fotografias inspiradas pelo corpo humano, explorando estados emocionais geralmente não visíveis, e pela oposição da cultura à natureza, além de obras que ficam na intersecção entre a fotografia e a pintura, o cinema e a escultura. A exposição conta ainda com uma instalação no banheiro da galeria com a intenção de causar um deslocamento no espaço físico do ambiente.



"Uma coisa são duas" – Alice Grou, Andréa Camara, Carlos Dadoorian, Fernanda Zgouridi, Gabriela Oliveira, Gordana Manic, Helô Mello, Jacqueline Schein, Jussara Magnani, Letícia Ranzani, Li Cotait, Lina Bandiera, Marilde Stropp, Maura Bresil, Rama de Oliveira, Salete Goldfinger e Vivian Lembo.
Curadoria: Eder Chiodetto
Coordenação: Dedéia Meirelles
Local: Galeria IMPAR – Rua Mourato Coelho, 1017 – Vila Madalena, SP
Contato: (11) 2645-4480
Período: até 07 de outubro de 2011
Horário: segunda a sexta feira, das 10 às 19h




www.galeriaimpar.com.br


BANNER

BANNER

BANNER

BANNER

Leilões

Aguardando nova data...


Desenvolvido por Absoluta Internet - Tel. (21) 2513-3735 - leonardo@investarte.com